Arquitetando Campanhas de Vacinação em Massa COVID-19 Usando as Melhores Práticas

Por Jason S. Lee, PhD e membros do The Open Group Healthcare Forum

Em 19 de fevereiro de 2021, o The Open Group publicou seu Guia de melhores práticas para as partes interessadas envolvidas no planejamento e condução de campanhas de vacinação em massa COVID-19. Embora as campanhas evoluam com a mudança das circunstâncias, os principais temas discutidos no Guia servem como marcos estáveis ​​para arquitetar uma resposta global à pandemia.

Audiência pretendida

O Guia destina-se às autoridades nacionais, regionais e locais responsáveis ​​pela gestão da organização, operação e monitoramento das campanhas de vacinação em massa do COVID-19. Também foi escrito para parceiros de campanha cujo trabalho deve ser coordenado e colaborativo para garantir o sucesso no controle da pandemia.

Uso Pretendido

Seu uso pretendido é fornecer ao leitor um modelo de referência sobre como planejar, conduzir, monitorar e gerenciar uma campanha de vacinação em massa. Ele pode ser usado como um guia independente ou como orientação adicional com planos existentes.

Fundo

No último mês de 2019, um novo coronavírus, denominado Síndrome Respiratória Aguda Grave Coronavírus-2 (SARS-CoV-2), foi detectado em Wuhan, China, uma cidade de 11 milhões de habitantes. Em 11 de janeiro de 2020, sua sequência genética foi publicada. [1] No final de janeiro, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a COVID-19 “uma emergência de saúde pública de interesse internacional”. Apenas cinco semanas depois, em 11 de março de 2020, a OMS declarou o surto de doença infecciosa COVID-19 uma pandemia global.

O aumento das taxas de infecção observadas em todo o mundo no início de 2020 desencadeou esforços urgentes de desenvolvimento de vacinas que envolveram 80 empresas e institutos em 19 países até abril. Os países responderam com bloqueios e ampla adoção de esforços comportamentais para conter a propagação da doença. Embora importantes, essas respostas tiveram sucesso limitado, levando a episódios de picos de montanha-russa, picos diminuídos e incidentes recorde de doenças e morte ressurgentes. As economias receberam golpes esmagadores e as pessoas e meios de subsistência sofreram muito. No final de 2020, os casos relatados em todo o mundo totalizaram 83,8 milhões e 1,8 milhões de pessoas morreram como resultado direto do vírus. [2] No final do primeiro mês de 2021, os casos aumentaram para mais de 100 milhões e as mortes para mais de 2 milhões.[3]

O final de 2020 também trouxe esperança. A primeira vacina COVID-19 testada em um grande ensaio clínico foi desenvolvida e aprovada em tempo recorde para uso de emergência no Reino Unido em 2 de dezembro de 2020. Em duas semanas, os EUA autorizaram duas vacinas para uso de emergência. [4] Logo depois disso, outros países aprovaram vacinas para uso emergencial. [5]

Logo após a aprovação das primeiras vacinas, tanto os contratos pré-negociados entre os países e fabricantes quanto a pré-produção do fornecimento e embalagem da vacina pelos fabricantes possibilitaram o início da distribuição mundial da vacina COVID-19 antes do final de 2020, principalmente para nações ricas. [6]

No entanto, poucas semanas após o início da distribuição da vacina, os países enfrentaram dificuldades e desafios. Muitas vezes, os objetivos não foram cumpridos. As expectativas diminuíram. Atitudes públicas e confiança sofreram. [7] De fato, na taxa de esforços de vacinação precoce, as projeções de imunidade de rebanho se estenderam por anos e graves preocupações foram levantadas sobre a contínua devastação de vidas humanas e economias dos países.

Nos estágios iniciais da implementação, os problemas para colocar a vacina COVID-19 nas armas estavam menos relacionados ao fornecimento da vacina do que a campanhas subfinanciadas, insuficientemente coordenadas e logisticamente complexas. [8]

Estratégia

As campanhas de vacinação em massa COVID-19 bem-sucedidas requerem um planejamento estratégico abrangente focado nos seguintes fatores-chave: identificação das jurisdições, que têm o poder de exercer autoridade; colaboração entre parceiros públicos e privados; definições de populações críticas e decisões sobre sua prioridade de vacinação; seleção dos locais de vacinação, que devem ser seguros, acessíveis e capazes de atender à demanda; uma abordagem em fases determinada pelo suprimento de vacina e pelas necessidades da população; comunicações de vacinação, para incutir confiança na vacina e hesitação contra a vacinação; e monitoramento e gestão da vacinação. [9]

Capacidade

O planejamento da vacinação em massa não é “feito uma vez”. As jurisdições devem permanecer vigilantes; modificando, refinando e melhorando continuamente suas campanhas. Agilidade é a chave. As experiências de implementação local, regional, nacional e global devem informar os programas de melhoria contínua das jurisdições. O sucesso em obter controle sobre a pandemia COVID-19 depende dos principais fatores discutidos no Guia, incluindo o envolvimento entre os líderes em todos os níveis de jurisdição, coordenação eficaz entre os parceiros da campanha, compromisso com o financiamento total das campanhas, elementos de planejamento estratégico discutidos acima e um anfitrião de capacidades.

O Guia concentra-se nas principais capacidades necessárias para passar do mundo “como ele é” – preso nas mandíbulas devastadoras de uma crise de saúde pública que ocorre uma vez em um século – para o mundo “como será” – livre da devastação de infecções e mortes por COVID-19.

No desenvolvimento e implantação de recursos, um ingrediente chave para o sucesso é a capacidade de expandir funções, operações, processos e atividades com base na força de trabalho e outros recursos de infraestrutura que já existem (ou podem ser construídos rapidamente) onde as pessoas vivem.

As jurisdições devem trabalhar com parceiros para ajudar a garantir que os recursos de alocação, pedido e distribuição operem conforme planejado. Quando surgem barreiras, o que é inevitável, soluções predeterminadas devem ser implantadas rapidamente para evitar gargalos e lentidão desnecessários. Os atrasos evitáveis ​​na distribuição da vacinação devem ser evitados porque podem ter um efeito deletério sobre a saúde pública, expectativas, atitudes (especialmente hesitação da vacina) e comportamento.

Monitoramento

A espinha dorsal das campanhas modernas de imunização em massa é a infraestrutura de tecnologia usada para coletar, organizar, armazenar, compartilhar e analisar dados para o bem comum. Sem essas capacidades, as campanhas de vacinação em massa se transformariam em esforços altamente caóticos, ineficientes e amplamente ineficazes para controlar o flagelo mundial da pandemia COVID-19.

Todos os países precisam construir plataformas digitais para planejar, implementar, monitorar e avaliar suas campanhas de vacinação em massa COVID-19. Esses sistemas devem permitir o monitoramento de ponta a ponta, o registro dos beneficiários, o planejamento das instalações, o agendamento das consultas de vacinação e o planejamento do processo de vacinação. Os sistemas de monitoramento são usados ​​para rastrear informações relacionadas à vacina (por exemplo, utilização, desperdício e cobertura) em tempo real nos níveis nacional, regional e local.

Os três principais tipos de informações coletadas por campanhas são:

  1. Dados da cadeia de suprimentos , necessários para rastrear e monitorar a vacina conforme ela se move do ponto A (fabricante) para o ponto B (armas das pessoas)
  2. Dados administrativos da vacinação , como tipo de vacina, data de vacinação, informações de agendamento, idade, sexo e outras características das pessoas vacinadas e informações demográficas importantes sobre as pessoas não vacinadas
  3. Dados de pesquisa , incluindo informações necessárias para estudos clínicos, de saúde pública, epidemiologia, melhoria de programas e políticas

As jurisdições podem usar um sistema de informação de imunização existente, registro de vacina ou outra arquitetura de TI desenvolvida para permitir o monitoramento para fins de saúde pública. Talvez um tanto ironicamente, esses sistemas de monitoramento podem ser mais desenvolvidos em países de baixa renda do que em países de alta renda, porque os países de baixa renda têm mais experiência em responder a surtos de doenças infecciosas.

As campanhas de vacinação em massa devem construir seus sistemas de monitoramento na infraestrutura de TI existente, na medida do possível. As lacunas de capacidade e as necessidades não atendidas podem ser abordadas com o uso de soluções novas e ágeis. [10]

Proteções não farmacêuticas durante campanhas

Não é realista esperar que as campanhas de vacinação em massa erradiquem o vírus SARS-CoV-2. Apenas a varíola foi erradicada globalmente, conforme declarado pela OMS em 1980. [11] Assim como acontece com a influenza e seus vírus mutantes, a proteção contra coronavírus provavelmente se tornará parte de nossos planos anuais de saúde pública.

Precauções após a vacinação

Depois de receber a vacina COVID-19, as pessoas ainda precisarão tomar precauções. Uma classificação de eficácia de 95% significa que 1 em cada 20 pessoas permanecerá desprotegido da exposição ao vírus após a vacinação. As populações precisarão continuar a observar as precauções – uso de máscara, distanciamento social e lavagem frequente das mãos – até que a imunidade coletiva seja alcançada e mais se aprenda sobre quanto tempo dura a imunidade natural e produzida pela vacina.

Teste Rápido

O teste para COVID-19, seguido pelo isolamento de casos positivos, rastreamento de contrato e quarentena obrigatória para pessoas expostas com teste positivo, são práticas que devem permanecer em vigor. A necessidade de testes de COVID-19 rápidos, auto-administrados e de baixo custo permanece significativa e continuará depois que os países controlarem com sucesso o COVID-19 por meio de suas campanhas de vacinação em massa.

Saúde Metabólica

Obesidade, diabetes, inatividade, resistência à insulina e outros prejuízos associados à saúde metabólica precária estão intimamente ligados a casos graves de COVID-19. Especialistas em saúde pública falam sobre as pandemias duplas de obesidade e COVID-19 e o impacto negativo que têm umas sobre as outras. Assim, práticas de estilo de vida (nutrição saudável e exercícios) e tratamentos médicos que diminuem a síndrome metabólica aumentarão a capacidade dos indivíduos de lutar contra os efeitos graves do COVID-19.


[1] Consulte: SARS-CoV-2: Um Coronavírus Emergente que Causa uma Ameaça Global (consulte os Documentos de Referência ); acessado em 13 de janeiro de 2021.

[2] Consulte: Um cronograma dos desenvolvimentos do COVID-19 em 2020 (consulte os documentos de referência ); acessado em 13 de janeiro de 2021.

[3] Consulte o Coronavirus Resource Center, John Hopkins University of Medicine (JHU) em https://coronavirus.jhu.edu ; acessado em 5 de fevereiro de 2021.

[4] Consulte: FDA toma medidas adicionais na luta contra COVID-19 ao emitir autorização de uso emergencial para a segunda vacina COVID (consulte os documentos de referência ); acessado em 14 de janeiro de 2021.

[5] A vacina COVID-19 da AstraZeneca foi aprovada para fornecimento de emergência no Reino Unido e as primeiras doses foram lançadas em 30 de dezembro de 2020. Consulte: Vacina COVID-19 da AstraZeneca autorizada para fornecimento de emergência no Reino Unido (consulte os documentos de referência ); acessado em 28 de janeiro de 2021.

[6] A aquisição e distribuição de vacinas para países de baixa e média renda são orquestradas pelo COVAX Facility, um esforço internacional conjunto financiado por dezenas de países (incluindo países de alta renda) e organizações filantrópicas, com o objetivo de garantir a distribuição justa e equitativa da vacina em todo o mundo.

[7] Exceções foram observadas em pequenos países com fronteiras protegidas.

[8] Isso não quer dizer que o fornecimento de vacina não seja e não continuará a ser um fator de bloqueio importante.

[9] No início de 2020, os países começaram a desenvolver campanhas de vacinação em massa COVID-19 com base no conhecimento e na experiência adquirida em décadas de campanhas de vacinação anteriores. É amplamente reconhecido que o controle da pandemia COVID-19 exigirá uma resposta global em uma escala significativamente maior do que qualquer resposta anterior a surtos de doenças infecciosas, incluindo MERS, SARS, gripe suína e Ebola.

[10] Para um exemplo de onde isso está acontecendo, considere a colaboração entre uma grande empresa de tecnologia (como a Microsoft ® ) e parceiros (Accenture, Avande, EY e Mazik Global) para construir e lançar novas plataformas para o gerenciamento da vacina COVID-19 para auxiliar agências de saúde pública e provedores de saúde. Consulte: Microsoft Implanta Plataforma de Gerenciamento de Vacinas COVID-19 (consulte os Documentos Referenciados ); acessado em 6 de janeiro de 2021.

[11] Consulte: https://en.wikipedia.org/wiki/Smallpox ; acessado em 22 de janeiro de 2021.